PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Teresópolis poderá ter museu ferroviário

Estudo também para implantar um trem turístico

Proposta técnica para a implantação de um trem turístico e a criação de um museu ferroviário em Teresópolis - Foto: AsCom PMT

Teresópolis, 11/08/2022 - A proposta técnica para a implantação de um trem turístico e a criação de um museu ferroviário foi apresentada na segunda-feira, 08/08, ao Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, pela Associação Fluminense de Preservação Ferroviária, Sr. Ricardo Lafayette. A Gestão Municipal vai realizar estudos de viabilidade.

A AFPF tem como missão promover a preservação ferroviária e incentivar a atividade turística e cultural através das ferrovias, com foco na preservação da história local e regional.

“O trem circulou por Teresópolis entre 1908 e 1957, mas infelizmente o Município vem perdendo esta memória. Vamos avaliar a possibilidade de criar roteiros onde seja possível a instalação da estrutura necessária para a passagem de um trem turístico e também de um espaço adequado para o museu ferroviário. Essa foi a primeira reunião desse projeto”, pontuou o Prefeito Vinicius Claussen, acompanhado por secretários municipais. Também acompanhou a apresentação o presidente do Instituto Oscar Niemeyer de Políticas Públicas, Culturais e Econômicas, Paulo Sérgio Niemeyer.

Para Ricardo Lafayete, o projeto é uma importante contribuição para o resgate da história ferroviária no estado do Rio de Janeiro.

"Vários municípios fluminenses têm alavancado iniciativas como essa, como Três Rios e Sapucaia, com o trem Rio-Minas, e também Miguel Pereira. A AFPF tem projetos em desenvolvimento nos municípios de Resende, Petrópolis e Barra do Piraí. Nossa conversa com o prefeito foi para apresentar esse cenário e auxiliar a equipe técnica da Prefeitura de Teresópolis para os estudos iniciais, a fim de que futuramente a cidade possa ter o seu trem turístico", relatou o presidente da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2022
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui