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Teresópolis lança novo painel de monitoramento

Controle das contratações públicas da Prefeitura

Plataforma que monitora a participação dos pequenos negócios nas contratações municipais - Foto: AsCom PMT

Teresópolis, 23/06/2022 - Lançado pela Prefeitura de Teresópolis na terça-feira, 21/06, o Painel de Monitoramento das Contratações Públicas da Prefeitura de Teresópolis (https://teresopolis.rj.gov.br/datatere/paineis) já está no ar.

Desenvolvido pela Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, a plataforma que monitora a participação dos pequenos negócios nas contratações municipais é interativa e dinâmica, com atualização em tempo real.

“O serviço público pode e deve ser mais eficiente. Com esse objetivo, investimos cada vez mais em inovação para implementar procedimentos, sempre com foco na transparência dos atos e no melhor uso do dinheiro público. Teresópolis é uma cidade em transformação e que vem apresentando grandes resultados em compras governamentais, alavancando os pequenos negócios locais e, deste modo, transformando a realidade econômica do município”, avaliou o Prefeito Vinicius Claussen.

O Painel demonstra como o Ciclo Virtuoso das Compras Públicas potencializa a economia municipal através dos Pequenos Negócios.

O Painel

O Painel de Monitoramento das Contratações Públicas permite verificar as contratações realizadas pelo município desde 2017, seja pela tradicional Lei de Licitações, pelo pregão presencial ou eletrônico ou pela Nova Lei de Licitações e Contratos. “Escolhemos esse período de análise para mapear os benefícios gerados com a introdução do tratamento diferenciado para os Pequenos Negócios, previstos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas”, explicou o secretário de Administração, Lucas Pacheco.

O foco é potencializar a participação dos pequenos negócios, em especial de Teresópolis, nas compras públicas. “O Prefeito Vinicius Claussen dá mais um passo para a transparência dos atos, o que é importante para gerar segurança no empresário, para que ele entenda as oportunidades e os vários caminhos para fazer o seu negócio acontecer. Não conhecemos, até o momento, nenhum município no estado do Rio de Janeiro que tenha um painel que gere esses dados em tempo real”, assinalou Lucas Guimarães, secretário municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária.

“Para ser classificado como compras públicas inteligentes, é preciso cumprir critérios como sustentabilidade, inovação, marco legal, governança e eficiência. Então, posso dizer que Teresópolis gabaritou neste eixo, com a gestão trazendo a inovação para dentro da administração pública de forma leve e de fácil acesso para os pequenos empreendedores”, ressaltou Cláudia Pacheco, coordenadora regional do Sebrae/RJ – Região Serrana II.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

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