PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Primavera de Museus concluída em Teresópolis

Exposição segue aberta à visitação pública

Aula inaugural do curso ‘Introdução à estética e filosofia da arte’, com o filósofo Arthur Barbosa - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 28/09/2021
- Terminou no sábado, 25/09, a programação da 15ª Primavera de Museus, promovida de 21 a 26/09 em todo o país pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Em Teresópolis, a programação elaborada pela Secretaria de Cultura se concentrou na Casa da Memória Arthur Dalmasso e fez grande sucesso, incluindo cursos, debates, lançamento de livros e uma exposição que segue aberta à visitação pública.

Atendendo ao tema proposto pelo Ibram, ‘Museus: Perdas e Recomeços’, a Secretaria de Cultura, através da equipe da Casa da Memória Arthur Dalmasso, elaborou para Teresópolis uma programação com referências ao desastre natural que atingiu a Região Serrana em janeiro de 2011. O primeiro dia, 21/09, foi marcado pela abertura da exposição ’10 anos a refletir’, com textos e imagens que propõem uma reflexão sobre os acontecimentos pelas quais a cidade passou em 2011.

No mesmo dia, foi realizada também uma descida de rapel partindo da torre da Matriz de Santa Teresa, na Praça Balthasar da Silveira, com a participação de membros do Centro Excursionista Teresopolitano (CET), em homenagem ao aniversário de Miguel Ignacio Jorge, o senhor da Torre. O montanhista, conquistador da Verruga do Frade em 1933, fazia também voluntariamente a manutenção do cruzeiro e do relógio da Igreja Matríz de Santa Teresa.

“Tivemos uma semana intensa de atividades, que foram de encontro ao tema proposto e possibilitaram ao público teresopolitano grande conhecimento e reflexão. Parabéns ao diretor da Casa da Memória, Rafael Corrêa, e a toda a equipe do nosso Serviço de Patrimônio Histórico, pelo empenho e capricho. Mais uma Primavera de Museus concluída com sucesso, inserindo Teresópolis definitivamente no roteiro brasileiro de museus”, comemora a Secretária de Cultura, Cléo Jordão.

No dia 22, foi a vez da aula inaugural do curso ‘Introdução à estética e filosofia da arte’, ministrado pelo filósofo Arthur Barbosa, e que abordou elementos artístico-filosóficos no consumo, nas mídias, séries e relações. O curso, que tem duração de um mês, continuará na própria Casa da Memória, dentro do projeto TerêCultura Educa.

Na quinta, 23/09, a programação contou com um sarau com a participação da Oficina de Poesia e Criação, presidida pelo membro da Academia Teresopolitana de Letras (ATL), Waldir José do Couto. O encontro, que mesclou literatura e emoção, contou com a presença do presidente da Academia de Letras do Brasil – seccional Teresópolis, Nicolas Theodoridis.

Na sexta-feira, 24, mais um evento voltado para os acontecimentos de 2011, com a realização da mesa redonda sobre o livro ‘Vida sob Escombros’, de Gustavo Lucena de Melo. Na ocasião, público e autor puderam debater e refletir sobre as histórias narradas no livro.

E finalmente, na tarde de sábado, 25/09, foi lançado o livro ‘Meu amigo partiu’, da escritora Andrea Viviana Taubman, com ilustrações de Sandra Ronca. O evento incluiu um bate-papo e contação de histórias com a autora.

Exposição '10 anos a refletir'

“Com público controlado e atendendo a todos os protocolos de segurança, a 15º Primavera de Museus foi um sucesso. E para quem perdeu, ainda é possível visitar a exposição ’10 anos a refletir’, uma excelente oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre as perdas e recomeços pelos quais todos nós passamos a partir de 2011. Vale a pena conferir”, convida o subsecretário de Cultura, Ricardo Guarilha.

A exposição ’10 anos a refletir’ pode ser vista de terça a domingo, das 10h às 17h, na Casa da Memória Arthur Dalmasso (Praça Balthasar da Silveira, 91 – Várzea).

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2021
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui