PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Floricultura Teresópolis adota coreto da Matriz

Lançamento do projeto municipal 'Florir Teresópolis'

Novo Quiosque da Praça da Matriz, com o apoio da Floricultura Teresópolis - Foto: Divulgação
Teresópolis, 23/09/2021
- Teresópolis deu boas vindas à Primavera na quarta-feira, 22/09, com o lançamento do projeto 'Florir Teresópolis'’. O projeto paisagístico e de arborização pretende criar ações, envolvendo a iniciativa privada, para o embelezamento dos espaços públicos através da recuperação dos canteiros e jardins em praças e calçadas, na cidade e no interior.

A primeira ação foi a reinauguração do coreto da praça da Matriz de Santa Teresa, no centro da cidade, totalmente revitalizado pela Floricultura Teresópolis para a exploração do comércio de flores, cartões postais, artigos de artesanato e souvenirs.

Em contrapartida, a empresa, que venceu a Chamada Pública realizada pela Prefeitura, será responsável pela manutenção do espaço público e pagará uma outorga mensal reajustável no valor de R$ 660. A iniciativa ainda rendeu a geração de empregos, através da contratação de três 3 funcionários para trabalhar no local.

Equipe da Floricultura Teresópolis - Foto: Divulgação

Interior do Quiosque da Praça da Matriz - Foto: Divulgação

Equipe da Floricultura Teresópolis - Foto: Divulgação

Eleito padrinho do ‘Florir Teresópolis’, padre Jorge Medeiros, pároco da Matriz de Santa Teresa, aprovou a iniciativa. “A transformação do coreto foi um pedido meu ao Prefeito Vinicius e foi concretizado hoje. Vejo que será um ponto de encontro para turistas e teresopolitanos. Desejo que nossa Teresópolis seja encantadora pela beleza das flores e da natureza”.

“Estamos numa nova fase da construção de identidade e de pertencimento de Teresópolis. Colocamos em prática ações pontuais e estratégicas, rápidas de executar, em parceria com a iniciativa privada, para transformar os espaços públicos. Nós nos aliamos aos cidadãos e ao segmento produtivo para tornar nossa cidade mais bela, mais humana e mais feliz para nossas famílias”, destacou o Prefeito Vinicius Claussen.

Arborização dos bairrosGaris comunitários plantam o Ipê amarelo - Foto: AsCom PMT

Outra ação do ‘Florir Teresópolis’ é o programa de arborização que acontecerá por meio do projeto ‘Gari Comunitário’, de zeladoria dos bairros. A ideia é que os 24 bairros atendidos pela iniciativa recebam o plantio de árvores nativas. Os locais de reflorestamento serão indicados pelos presidentes de associações de moradores.

“Planejamos o plantio de 500 árvores, ação que também envolverá atividades de educação ambiental com alunos das escolas municipais. O ‘Florir Teresópolis’ não é da Prefeitura, ele pertence à população e envolve os cidadãos nos cuidados dos nossos jardins públicos. Tudo para manter nossa cidade florida o ano inteiro”, comentou Cléo Jordão, secretária municipal de Cultura e coordenadora geral do projeto.

Plantio e distribuição de mudas

Realizado na Praça Baltazar da Silveira, no centro da cidade, o lançamento do ‘Florir Teresópolis’ contou com o plantio de um Ipê amarelo para festejar o Dia da Árvore (foto acima), comemorado em 21 de setembro. Feito pelos garis comunitários Márcia da Costa Souza, do Caleme, Edson Gomes Matilde, do Vale dos Lúcios, e Reginaldo Soares, do Brejal, o plantio aconteceu no mesmo local da Figueira centenária que secou e foi removida em março de 2020. Simbolizando o início do projeto, alunos do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) da Várzea plantaram uma muda de lantana, espécie de flor que renova os canteiros dos espaços públicos do município.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2021
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui