PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Defesa Civil realizou 'simulado de desocupação'

Cerca de 400 pessoas participaram da ação preventiva

Simulado de Desocupação em Comunidades Vulneráveis de Teresópolis - Foto: AsCom PMT
Teresópolis, 27/11/2018 -
Em ação preventiva, a Secretaria de Defesa Civil de Teresópolis, realizou no domingo, 25/11, o simulado de Desocupação em Comunidades Vulneráveis de Teresópolis.

O local escolhido foi o Vale da Revolta, situado às margens da BR 116, onde o Sistema de Alerta e Alarme através das sirenes já está implantado. O treinamento envolveu 59 profissionais de diversos órgãos e corporações e reuniu mais de 300 pessoas da localidade.

“Este domingo foi escolhido para lembrar o Dia Estadual de Redução de Desastres Naturais, onde vários municípios também realizam o treinamento. Esse procedimento é essencial para o período de verão, que se inicia agora com chuvas intensas e constantes”, afirmou o subsecretário de Defesa Civil, coronel Albert de Andrade.

Agentes da Defesa Civil Municipal e membros dos NUDECs (Núcleos Comunitários de Defesa Civil) fizeram o trabalho de divulgação da ação para conscientizar os moradores sobre a importância da participação da comunidade no simulado.

O Presidente da Associação de Moradores, Tadeu Florêncio, falou da importância da população estar preparada. “Saber o que fazer numa situação de emergência é fundamental para diminuir o risco de algo pior. Temos a consciência de que vivemos em uma área de risco, por isso a adesão da comunidade aqui é grande. Quando chove e a sirene toca, o povo desce e vem para o abrigo”, declarou Tadeu.

Durante o exercício, as sirenes foram acionadas e um aviso solicitava aos moradores que saíssem de suas casas e se dirigissem para os pontos de apoio pré-determinados pela Defesa Civil. O sistema de alerta e alarme consiste em um conjunto de sirenes instaladas em localidades consideradas de risco. Agentes comunitários de saúde, líderes comunitários, entre outros moradores, foram treinados para agir em casos de acionamento desse equipamento.

O simulado deste domingo envolveu as secretarias de Defesa Civil, Meio Ambiente, Desenvolvimento Social, Saúde, Segurança Pública e Comunicação e contou com o apoio de integrantes dos NUDECs, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Polícia Militar e voluntários da Brigada Verde do Padrão Águias.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui