PORTAL DE INTERNET DA CIDADE DE TERESÓPOLIS - RJ - GUIA COMERCIAL

NOTÍCIAS
DE TERESÓPOLIS

GUIA COMERCIAL Tempo Notícias Classificados Eventos Cinema Anuncie FALE CONOSCO

 

Educação intensifica o combate à evasão escolar

Município aderiu ao Programa Busca Ativa Escolar

Imagem: divulgação
Teresópolis, 14/09/2018 -
A Secretaria de Educação de Teresópolis está intensificando o combate à evasão escolar. O município aderiu ao Programa Busca Ativa Escolar, do Unicef, que tem como objetivo identificar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos fora da escola e criar as condições para que elas voltem aos bancos escolares.

Na quarta-feira, 12/09, foi dado o primeiro passo, com uma reunião de mobilização para apresentação da iniciativa. Reunindo representantes de várias secretarias, líderes comunitários e dos Conselhos Tutelar e de Saúde, o encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação. A gestora do programa Busca Ativa Escolar em Teresópolis é a Secretária de Educação, Rosana Mendes. Segundo ela, a iniciativa atende às metas 1 e 2 do Plano Municipal de Educação.

Previsto pela Lei 13.055/2014, o documento define estratégias e metas a serem seguidas e alcançadas em dez anos. “O que queremos, de fato, é resgatar o aluno que abandonou a vida escolar. E esta é uma ação de todos nós: a sociedade tem que se envolver e contribuir para esse resgate”, concluiu.

Criado pelo UNICEF, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (Congemas) e o Instituto TIM, o programa faz parte da iniciativa global ‘Fora da Escola – Não Pode!’, do Unicef. Tem como objetivo apoiar os governos na identificação, registro, controle e acompanhamento de crianças e adolescentes que estão fora de sala de aula ou em risco de evasão.

Teresópolis é um dos 27 municípios no Estado do Rio de Janeiro a receber consultoria direta do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) para a gestão do Busca Ativa. “Essa ferramenta vai auxiliar o município na criação de um banco de dados para a produção de políticas públicas. Estamos propondo realizar uma formação de dados estatísticos municipais”, disse Roberta Castro. Ela é diretora de pólo da Associação Cidade Escola Aprendiz, uma organização de São Paulo convidada pelo Unicef para executar o Busca Ativa Escolar.

Portal Terê com informações da AsCom PMT
 

 

 

Siga o Portal Terê na redes sociais:

 

Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2018
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui