Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

 

Estudantes apresentam pesquisa na XI FECTI

A maior Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado

Estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental - Foto: Unifeso
Teresópolis, 01/12/2017 -
Estudantes do sexto ano do Ensino Fundamental do Centro Educacional Serra dos Órgãos (CESO) foram classificados para apresentar na XI FECTI (Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro) o resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido por eles no colégio.

O evento, considerado o maior realizado no setor no estado do Rio de Janeiro com a participação de estudantes, aconteceu no dia 25/11, no Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), organizado pela Fundação CECIERJ, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento Social.

A Pesquisa

Intitulada “Água e a Análise da Pegada Hídrica com a Aplicação da Hidroponia”, a pesquisa foi desenvolvida pelos estudantes Alice Sanglard Mafra Gomes, Layla de Souza Faria, Nina Carvalho Cordeiro, João Vitor Guedes Machado Colonez, Anna Karoline Rodrigues de Oliveira e Ana Letícia Pinheiro Martins, sob a orientação da professora Daniele Santos Almeida.

Representando o grupo do CESO, as estudantes Alice, Layla e Nina e a orientadora Daniele compareceram à Feira apresentando ao público e à comissão de avaliação (Comitê Científico) os detalhes do projeto. Para Alice, “foi uma experiência única em que pude aprender diversos outros aspectos relacionados à Ciência”.

Layla contou que o trabalho faz parte da disciplina de Ciências do colégio, que neste ano trouxe a temática ‘água e pegada hídrica’. “Aproveitamos para falar da hidroponia, que é um sistema que cultiva alimentos à base de água com alguns nutrientes, sem precisar do solo. Concluímos, através do trabalho, que neste sistema utiliza-se apenas um terço de água do que no cultivo tradicional, além do alimento ficar livre de agrotóxicos e durar mais tempo na geladeira”, explicou Layla. “A pegada hídrica é quando você utiliza água de forma sustentável, sem desperdícios, calculando o quanto se gasta na produção de cada alimento”, completou Nina.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2017
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui