Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Teresópolis vai normatizar as Feiras agrícolas

Prefeitura recebeu minuta de Decreto de agricultores

'Vem pra Roça' - Foto de arquivo
Teresópolis, 16/07/2016 - Membros do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável e produtores rurais entregaram ao Governo Municipal, nesta quarta, 13/07, a minuta do Decreto que tem o objetivo de normatizar as feiras 'Vem pra Roça' e 'Agroecológica' de Teresópolis.

A reunião contou com a presença de diversos presidentes de associações de moradores de localidades do interior. O Secretário Municipal de Agricultura, Beto Rosa, que também é presidente do conselho, destacou a importância da iniciativa. “O objetivo é dar amparo legal para a realização das feiras da agricultura familiar e orgânica.

O Governo Municipal recebe esta minuta com imensa satisfação e vai emitir parecer com relação à regulamentação do Decreto”.

O Circuito de Feiras da Agricultura Familiar ‘Vem pra Roça’ é uma atividade que conta com o apoio da Prefeitura e da Emater. Iniciado em abril desde ano, o projeto funciona toda quarta, na Praça Governador Portella, ao lado da Prefeitura, e aos sábados na Praça Maria Corina Paim, na Barra, sem perder sua característica itinerante.

A qualidade, variedade e bons preços dos produtos chamam a atenção dos clientes, que podem comprar legumes, hortaliças e frutas da agricultura convencional e orgânica, além de ovos de galinhas caipiras, pães, bolos e artigos de artesanato. “Normatizar as feiras é um anseio dos pequenos agricultores, que têm a oportunidade de vender diretamente para os clientes”, frisou a engenheira agrônoma Monique Lopes Pereira Silva, do Escritório Local da Emater.

Já a Feira Agroecológica acontece há seis anos, toda quarta e sábado, das 8h às 12h, em espaço, na Rua Tenente Luiz Meirelles, próximo à Rodoviária, na Várzea. “Elaboramos a minuta com cuidado e empenho e esperamos que esse projeto seja referendado”, comentou o coordenador da Associação Agroecológica de Teresópolis, Hugo Cerqueira.

Entre os produtos comercializados estão hortaliças, legumes, raízes, frutas, doces, suco de frutas e clorofila e também artesanato. A agricultura orgânica não utiliza agrotóxicos, hormônios, drogas veterinárias, adubos químicos, antibióticos ou transgênicos. De acordo com a Emater, Teresópolis conta com cerca de 3.500 agricultores familiares atuando nas atividades de olericultura e fruticultura, produção de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, criação de animais e no artesanato.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui