Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Teresópolis se prepara para a passagem da Tocha

Normas do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos

Tocha Olímpica - Foto: Divulgação
Teresópolis, 13/07/2016 - Foi realizada nessa terça, 12/07, reunião de autoridades municipais, para tratar da organização das atividades para a passagem da Tocha Olímpica por Teresópolis, marcada para acontecer no dia 30/07.

Assuntos como interdições de trânsito ao longo do percurso do revezamento, apresentação cultural e participação de bandas escolares e de estudantes das redes pública e particular de ensino foram alguns temas abordados.

Coordenada pela Secretaria Municipal de Turismo, a organização conta com a participação das secretarias de Cultura, Defesa Civil, Educação e de Segurança Pública, além de voluntários, que vêm sendo cadastrados para auxiliar o poder público.

As ações seguem determinações do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, que até o momento não autorizou a divulgação do percurso da passagem do Fogo Olímpico pela cidade.

'Faremos uma festa simples e organizada, mobilizando a população e com o mínimo de custos', destaca o secretário municipal de Turismo, Elias Martins. Segundo ele, os secretários municipais vão adquirir uma réplica da Tocha Olímpica, que após o evento ficará disponível para fotografias. Depois, será integrada ao acervo do Museu do Esporte, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, instalada no Ginásio Pedro Jahara, o Pedrão.

“As Olimpíadas são um acontecimento histórico, transmitido para o mundo inteiro. A maioria das cidades próximas ao Rio de Janeiro será beneficiada com a visita de turistas nos momentos de folga dos jogos e, com certeza, muitas pessoas terão interesse em vir a Teresópolis. E essa divulgação na mídia nacional e internacional é muito importante para impulsionar o turismo na nossa cidade”, pontuou.

Música

Atendendo a convite, a cantora teresopolitana Mariana Pereira fará apresentações, em local e horário a serem definidos. A música ‘Aquarela do Brasil’ faz parte do repertório. Professora de música na rede privada de ensino, Mariana tem 27 anos de idade e canta desde os 18. Ela começou a carreira cantando em cerimônias de casamento e trabalhando com música religiosa católica. Hoje se apresenta em hotéis. MPB e Bossa Nova são os estilos preferidos.

“As secretarias de Turismo e de Cultura me convidaram para fazer parte desse momento da Tocha Olímpica. Eu aceitei já de primeira, nem precisei pensar. Tenho muito orgulho de ser brasileira e amo muito a cidade de Teresópolis. É uma grande alegria poder, de alguma forma, homenagear o meu país e a minha cidade através da minha arte, que eu amo tanto”, ressaltou Mariana.

Educação

Tema do projeto pedagógico realizado desde o início do ano letivo nas escolas da rede municipal de ensino, os Jogos Olímpicos foram apresentados no desfile de 6 de julho, em comemoração ao 125º Aniversário da Cidade.

E a passagem da Tocha Olímpica por Teresópolis encerrará a atividade, quando alunos das escolas municipais, desde os primeiros anos até a Educação de Jovens e Adultos, estarão posicionados em praticamente todo o percurso do revezamento para prestar homenagem. “Estudantes e bandas escolares farão performances com as cores do símbolo das Olimpíadas por onde a Tocha Olímpica passar. Não só eles, também queremos os pais participando desse momento histórico”, relatou Mara Freire, chefe do Departamento de Educação, da Secretaria Municipal de Educação.

Trânsito

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e a Guarda Civil Municipal (GCM) dão continuidade ao planejamento do trânsito para o dia 30 de julho, com interdições planejadas no período de 7h às 13h, aproximadamente. “Sessenta e cinco agentes, mais 25 voluntários da Secretaria de Defesa Civil estarão nas ruas orientando os motoristas”, explicou a comandante da GCM e subsecretária de Segurança, Renata de Paula.

A ideia é que os condutores de veículos utilizem vias alternativas, a fim de manter a rota da Tocha Olímpica totalmente liberada. Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e voluntários estarão colaborando com a tarefa. 'A nossa preocupação é que tudo transcorra bem. Faremos o máximo para evitar transtornos. Pedimos a quem tem carro que no dia 30 de julho evite o percurso da tocha olímpica, que estará interditado entre 7h e 13h. O trajeto será divulgado em momento oportuno pelo comitê organizador', orientou o secretário de Segurança Pública, Antonio Carlos da Costa Velho.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui