Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Escola Villa-Lobos pode vir para Teresópolis

Instituição musical tradicional possui pólos regionais

Secretário de Cultura Márcio de Paula com Carlos Belém e Luísa Marques - Foto: Sec. de Cultura
Teresópolis, 12/07/2016 -
O diretor da Escola de Música Villa-Lobos, Carlos Belém, esteve reunido na manhã desta quinta, 7/07, com o Secretário de Cultura de Teresópolis, Márcio de Paula, na sede da escola, Centro do Rio de Janeiro, para discutir a implantação de um pólo da instituição em Teresópolis.

A escola, que conta com cerca de 2.000 alunos por semestre no Rio, tem quatro pólos em funcionamento no estado, com um total de 1.448 alunos: em Paracambi, Búzios, Miracema e Conceição de Macabu.

Márcio de Paula e Carlos Belém saíram animados da reunião. 'Teresópolis tem uma tradição na música, como, por exemplo, os cursos internacionais de férias que eram oferecidos pela Pró-Arte. Nossa missão é resgatar tudo isso', afirmou o secretário de Cultura.

Os primeiros passos para a implantação já foram dados: Belém forneceu as normas detalhadas que são exigidas pela escola para dar sua chancela à criação de um pólo em Teresópolis. “Simplificamos bastante as regras, mas não abrimos mão de algumas coisas importantes”, acrescentou o diretor. “A primeira delas é que os cursos sejam gratuitos ou a preços muito acessíveis, simbólicos”, explicou.

Segundo Belém, que esteve acompanhado, na reunião, de sua assessora Luísa Marques, a Villa-Lobos não dá suporte econômico aos pólos, mas agrega seu nome a eles, testa e treina os professores escolhidos pelo município criador do pólo, fornece certificados, diplomas e material didático. O Coordenador dos Pólos, Leandro Gregório, faz visitas regulares, entre outras formas de manter o selo de qualidade da escola.

Na implantação do pólo, o município entra com o espaço. “No mínimo três salas: uma grande, para aulas teóricas e apresentações, e duas menores, para estudo e aulas práticas”, explica Luísa. E também com funcionários das áreas administrativa, de limpeza, segurança e recepção, por exemplo. Além de selecionar, com o crivo da Villa-Lobos, os professores.

O convênio entre a escola e a cidade se chama “Termo de Cooperação Técnica” e, para a implantação, o município pode fazê-lo através de decreto do Executivo ou do envio de projeto de lei à Câmara de Vereadores, para votação e aprovação.

Criada em 1952, a EMV leva o nome do maestro considerado o maior expoente da música erudita brasileira, Heitor Villa-Lobos, e foi idealizada como um “centro popular de ensino de arte”. É subordinada à FUNARJ (Fundação de Artes do Estado do Rio de Janeiro), oferece cursos em nível básico e técnico a alunos a partir de 8 anos de idade, além de promover festivais, palestras, workshops e concertos de diversos gêneros musicais, inclusive populares, como a “black music”.

Portal Terê - com informações da AsCom PMT
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui