Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Calouros de Medicina do Unifeso no 'Grande Acidente'

Evento realizou a simulação de um ataque terrorista

O 'Grande Acidente' - Foto: Unifeso
Teresópolis, 23/02/2016 -
Na manhã de 19 de fevereiro os estudantes do primeiro período do curso de Medicina do Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) viveram momentos de tensão e desafios.

O 'Grande Acidente', tradicional atividade de boas-vindas aos ingressantes do curso testou os futuros médicos com a simulação de um ataque terrorista. Vítimas com diversos ferimentos, desde tiros, atropelamentos e perda de membros até escoriações mais leves. Tudo orientado e supervisionado por professores do UNIFESO.

A professora Cláudia Ribeiro, organizadora do evento, agradeceu a participação dos alunos e a parceria com o 16° Grupamento de Bombeiros Militares (GBM).


'O Grande Acidente é a primeira atividade prática de que os calouros do curso de Medicina participam. Obviamente os calouros não têm conhecimento algum, e a simulação é gravada para que a partir desse vídeo eles possam identificar o que estava errado e assim aprender a conduta, postura e técnica corretas para realizar o atendimento'. Nesse ano o 16° GBM conquistou aplausos tanto dos participantes como dos espectadores com a demonstração de procedimentos de salvamento.

“Agradeço a todos os colegas bombeiros que participaram dessa simulação, eu também sou aluno da Instituição e sei que é um incentivo tanto para mim quanto para vocês essa parceria. O Corpo de Bombeiros atuará sempre da melhor forma possível, peço também para que no futuro vocês nunca desistam de uma vítima”, disse o major-bombeiro Marcelo Abreu, que representou a 16° GBM.

Bombeiros no 'Grande Acidente' - Foto: UnifesoOs feridos foram interpretados por estudantes veteranos de Medicina e de outros cursos. Para Larissa Maria Moreira, aluna do segundo período de Medicina, a atividade nunca será esquecida pelos calouros:

“Quando entramos no UNIFESO não sabemos o que fazer, ajudamos com os nossos conhecimentos prévios na aflição de socorrer, e agora como ‘vítimas’ entramos no personagem e tentamos passar essa realidade e colaborar no aprendizado deles. Foi muito legal, eu adorei as duas experiências”.

O calouro Matheus Gaspar conta que ficou “perdido no início e que atividades como essas fazem a diferença na formação de um profissional qualificado”. No final do evento todos se integraram e ficaram satisfeitos por realizarem a primeira experiência prática.

“O importante é agradecer o UNIFESO pela simulação, e destacar que isso ajuda quando tivermos em um ambiente mais real”, disse Matheus.

Fonte: Unifeso / Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui