Teresópolis toda na Internet

Guia de Compras Tempo Eventos Tv & Cia Notícias Volta

 

 

Unifeso registra software para combate à dengue

VigDengue foi criado para auxiliar o poder público


Leonardo de Oliveira, ex-aluno do UNIFESO, com os professores José Roberto e Bruno Carlos - Foto: UnifesoTeresópolis, 16/02/2016 -
O Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) obteve junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) o registro do software VigDengue, criado para auxiliar o poder público a traçar planos de combate e prevenção à dengue.

O programa é pioneiro em mapear regiões afetadas pela doença e já é utilizado pelo município de Teresópolis, através de uma parceria com o Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) do UNIFESO.

Nenhum outro município do estado do Rio de Janeiro possui uma ferramenta deste tipo e vários já demonstraram interesse no VigDengue, que pode ser adaptado ainda para mapear a ocorrência das doenças causadas pelo Zika vírus.

O VigDengue possibilita agilidade e maior capacidade na organização de dados sobre áreas em que há notificações de pessoas diagnosticadas com dengue, e assim o poder público pode oferecer uma resposta mais eficaz ao atuar nestes locais para combater os focos do mosquito transmissor, o Aedes Egypt.

O programa foi idealizado por Leonardo de Oliveira Jasmim, ex-aluno do curso de Ciência da Computação, que desenvolveu o projeto sob a coordenação do professor Bruno Carlos da Cunha Costa através do Programa de Iniciação Científica, Pesquisa e Extensão (PICPE) do UNIFESO. Leonardo é funcionário da Secretaria Municipal de Saúde e verificou a necessidade de um sistema para agilizar o trabalho administrativo dos profissionais que tinham dificuldades para gerar relatórios com o grande número de tabelas e planilhas separadas.

Assim, os desenvolvedores criaram o sistema totalmente adaptado à rotina dos técnicos, resultando em um programa altamente confiável. “Eu vi que a profissional que lidava com as fichas tinha uma sobrecarga de trabalho muito grande, então tentando resolver esse problema dela propus o programa, que foi bem aceito, ajudou muito e acelerou o processo de trabalho dela, que agora pode se concentrar nas questões técnicas, contando com as análises que o programa permite”, explicou Leonardo.

Fonte: Unifeso - Raquel Oliveira
 

 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê ®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2016
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui