Teresópolis toda na Internet

 

 

Combate à dengue na Rodoviária

Ações da população são fundamentais

Foto: Marco Esteves
Teresópolis, 13/03/2012 - Iniciada pela Secretaria Municipal de Saúde no último dia 5, na Calçada da Fama, no centro da cidade, a campanha itinerante de prevenção à dengue em Teresópolis prosseguiu nesta segunda-feira, 12/03, no Terminal Rodoviário José de Carvalho Janotti, na Várzea.

Equipe da Vigilância Ambiental e integrantes do Programa Municipal de Combate à Dengue, ligados ao Setor de Controle de Zoonoses, abordam os pedestres e prestam esclarecimentos sobre o combate ao Aedes aegypti, transmissor da doença, orientando sobre as ações que devem ser tomadas para evitar criadouros do mosquito. Realizada sempre às segundas-feiras, a intensificação da campanha será levada ao bairro de São Pedro no dia 19 e à Quinta Lebrão no dia 26, das 10h às 16h.

Prevenção

Funcionário do Ministério da Saúde e cedido pelo convênio SUS à Secretaria de Saúde de Teresópolis, Marcos Reimol volta a lembrar que já foi encontrado o mosquito transmissor da dengue no município. “Estamos com essa ação rodando alguns locais da cidade para mostrar que a dengue é uma realidade em Teresópolis. Vamos investir pesado, para que nos próximos verões não exista o risco dessa doença fazer vítimas no município”, explicou.

Segundo ele, o maior cuidado de prevenção é evitar água parada, pois mesmo aquela com lodo pode se tornar criadouro do Aedes aegypti. “A água pode estar lodosa, mas é uma água limpa. Às vezes a pessoa tem uma caixa d’água ou um barril no fundo da casa com a presença de larvas. É o primeiro sinal de que existe condição para a proliferação do mosquito na região”, alertou, acrescentando que a água parada deve ser jogada diretamente na terra, para ser absorvida e a larva, eliminada. “O depósito de água tem que ser lavado com escova para soltar os ovos, que ficam presos em suas laterais. Esses ovos sobrevivem até 480 dias presos num recipiente sem água. Basta um pouquinho d’água e, depois desse tempo todo, eles vão eclodir em um criadouro”, ressaltou.

Informações sobre prevenção à dengue podem ser obtidas no Setor de Controle de Zoonoses, pelo telefone (21) 2742-7272, ramal 210.

Portal Terê - com informações da AssCom PMT
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2012
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui