Teresópolis toda na Internet

 

 

'No Stress' no UNIFESO

Trabalho com bem-estar físico

Foto: UNIFESO
Teresópolis, 31/05/2011
- Sem precisar sair do ambiente de trabalho, alguns minutos de exercícios físicos de alongamento e relaxamento muscular podem trazer diversas melhorias nos aspectos fisiológicos, psicológicos e sociais de uma pessoa.

Diante da importância da prática destas atividades, o Centro Universitário Serra dos Órgãos (UNIFESO) adotou sessões de relaxamento entre os programas de qualidade de vida oferecidos aos funcionários.

O projeto é uma iniciativa da Gerência de Desenvolvimento e Recursos Humanos (GDRH), com a orientação e supervisão do professor André Custódio da Silva e o apoio dos acadêmicos do curso de Fisioterapia.

O programa piloto denominado “No Stress” está sendo aplicado neste primeiro semestre de 2011 em cerca de quinze setores da Instituição, atendendo a mais de cem funcionários, com o objetivo de melhorar as relações interpessoais e aliviar o estresse. Toda semana os estudantes Marcello Soares, Chang Che Yuan, Karolina Vidal e Fabiano Afonso passam de setor em setor, reunindo cada equipe para a sessão de relaxamento, que dura em torno de 30 minutos, e consiste em exercícios específicos que funcionam de forma preventiva e terapêutica, sem cansar o trabalhador.

“Fico feliz por ver que a aceitação dos funcionários está muito boa, alguns estão querendo fazer os exercícios todos os dias”, contou o estudante Fabiano. “É uma nova experiência para mim e estou gostando muito de participar. A partir deste trabalho, acredito que podem aparecer outras oportunidades”, apontou a estudante Karolina.

“A ideia foi trazer exercícios terapêuticos para melhorar a resistência, condicionamento postural, bem-estar físico, a socialização, entre outros benefícios. São realizados dentro dos postos de trabalho justamente para otimizar a aplicabilidade desses exercícios, ou seja, como uma forma de não inviabilizar o trabalho do setor”, explicou o professor André Custódio. Ele, que é doutorando em Ciências Médicas na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), revelou que o trabalho tem ainda por objetivo gerar uma pesquisa de funcionalidade do projeto, para eventualmente estender sua ação a toda a Instituição.

Fonte: UNIFESO / Raquel Oliveira
 

 

RSS Portal Terê

Siga o Portal no Twitter

Blog do Portal Terê


Copyright Portal Terê
®  Informática Ltda - Teresópolis - RJ - 2001-2011
Expediente - Editoria e Colaboradores - Clique aqui