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Turismo de Teresópolis acima da média

Estudo do Ministério do Turismo

Teresópolis, 12/11/2010 - Acaba de ser divulgado o resultado do Estudo de Competitividade dos 65 Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional, iniciativa do Ministério do Turismo, SEBRAE e da Fundação Getúlio Vargas.

O trabalho foi realizado entre os meses de novembro de 2009 e abril de 2010 com o intuito de auxiliar os destinos turísticos na análise de seus indicadores e utilizar as informações para planejar e desenvolver ações que contribuam para a evolução da atividade turística. De acordo com o resultado, Teresópolis alcançou 63,6 pontos na avaliação geral, superando a média do Brasil (54,0), a média global das capitais (61,9) e de várias cidades não capitais (48,4).

Para realizar o estudo, pesquisadores da Fundação Getúlio Vargas permaneceram uma semana no município, no final do mês de março, aplicando um questionário com mais de 600 perguntas para captar dados em 13 áreas: infraestrutura geral, acesso, serviços e equipamentos turísticos, atrativos turísticos, marketing e promoção do destino, políticas públicas, cooperação regional, monitoramento, economia local, capacidade empresarial e aspectos sociais, ambientais e culturais. As perguntas serviram para medir a capacidade de gerar negócios nas atividades relacionadas ao turismo, de forma sustentável, proporcionando aos turistas uma experiência positiva no destino.

Teresópolis obteve maior desempenho nas dimensões infraestrutura geral (70,6), acesso (74,3), serviços e equipamentos turísticos (67,6), atrativos turísticos (75,1), economia local (67,9) e aspectos sociais (68,6). Os resultados contribuíram positivamente para a composição do índice geral de competitividade do município, uma vez que se mantiveram acima do resultado geral do destino. O estudo levou em conta a existência e o funcionamento adequado de serviços de atendimento ao turista, sistema de transporte, estrutura urbana, sinalização turística, capacidade dos meios de hospedagem e de restaurantes, infraestrutura e facilidades para negócios, empregos gerados pelo turismo e a estrutura municipal de apoio à cultura, entre outros fatores. Também foi verificada a participação da cidade em feiras e eventos, promoção e atualização do site institucional e elaboração de plano de marketing.

Com base no estudo, o Prefeito Jorge Mario pretende trabalhar ainda mais as potencialidades de Teresópolis para desenvolver melhor suas capacidades e recursos. “O Estudo de Competitividade é uma importante ferramenta de avaliação, pois identifica os pontos fortes e fracos do município e aponta os caminhos para o desenvolvimento do turismo. Nosso desafio é alcançar um padrão de excelência, com o aperfeiçoamento da infraestrutura básica e turística e atrativos qualificados”, frisou o Prefeito.

Segundo o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh, o estudo vai nortear as políticas públicas municipais. “Esse resultado mostra que efetivamente o Governo Jorge Mario está no caminho certo ao investir no turismo como vocação e identidade de Teresópolis, importante indústria não poluente geradora de negócios, trabalho e renda. Usaremos o Estudo de Competitividade como norte para desenvolver e aperfeiçoar as ações de turismo”, comemora o Secretário de Turismo, Michel Al Odeh.

 

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